Fundada em 2013 por matemáticos e especialistas em segurança cibernética, a Darktrace foi a primeira empresa a aplicar a inteligência artificial ao desafio da segurança cibernética.
A tecnologia pioneira da Darktrace utiliza machine learning para detectar ameaças cibernéticas que não são detectadas por outros sistemas. Em pouco tempo, ficou evidente que essa tecnologia é poderosa o suficiente para identificar uma ampla variedade de ameaças.
A tecnologia funciona aprendendo o ‘padrão de vida’ de cada utilizador e dispositivo na organização. Com a contínua evolução de sua compreensão do que é ‘normal’, ela detecta anomalias que indicam uma ameaça cibernética.
Em 2016, a liderança da Darktrace foi reforçada com o lançamento da primeira tecnologia de resposta autônoma, a Darktrace Antigena. Essa inovação permitiu ao Immune System responder a ataques cibernéticos com precisão cirúrgica, dando às equipas de segurança o tempo necessário para agir. Quando os ataques do ransomware WannaCry atingiram centenas de organizações em 2017, a Darktrace Antigena reagiu em questão de segundos, protegendo as redes dos clientes contra danos inestimáveis.
Em 2018, a Darktrace ampliou sua tecnologia Immune System para incluir ambientes de e-mail com a Antigena Email. A Antigena Email usa os mesmos princípios de inteligência artificial e autoaprendizagem para compreender o senso de atividade de e-mail ‘normal’. A inteligência artificial da Darktrace analisa cada e-mail no contexto de todo o fluxo de e-mails da organização para identificar se algum deles está fora da normalidade e tomar medidas cirúrgicas para conter ameaças que outras ferramentas não detectam.
Em 2019, a Darktrace deu um passo adiante com o lançamento do Cyber AI Analyst, que transcende as equipas humanas de segurança não apenas na detecção e resposta, mas também na automatização da investigação de ameaças e do processo de emissão de relatórios. O Immune System da Darktrace é usado atualmente por mais de 5000 empresas para proteger totalmente os ambientes digitais, desde aplicações SaaS e Cloud até dispositivos IoT e endpoints, bem como sistemas de controle industrial e de rede corporativa.
A Darktrace tem sede em Cambridge, no Reino Unido, com 44 filiais em todo o mundo e mais de 1500 funcionários.
O Darktrace Threat Visualizer é uma interface única que fornece uma visão geral e operacional em tempo real de toda a rede da organização ao nível das ameaças que enfrenta a qualquer momento. Além disso o Threat Visualizer permite-lhe ver o que está a acontecer na sua empresa a nível global, representando visualmente toda a atividade e conexões da rede, tanto externas como internas, entre todas as máquinas e utilizadores.