Os conceitos de engenharia de software são essenciais, pois saber que programar é uma pequena parte dos conceitos de software, mas, no mundo real, quando você desenvolve um projeto, há muitas etapas envolvidas. Seja desde o design, que mostra de onde a parte específica do código vai, em seguida, back-end e nuvem e muitos outros conceitos. Portanto, programação sozinha não é suficiente, e aprender conceitos de software adiciona uma vantagem extra ao seu perfil.
Conhecer programação é como saber como usar concreto e tijolos para construir paredes, como instalar portas e janelas, como fazer conexões elétricas e instalar fontes de água, etc., você pode saber tudo sobre o que é necessário conhecer para construir uma casa.
Mas, se alguém simplesmente começa a construir uma casa a partir do zero sem pré-planejar a estrutura e analisar os requisitos de espaço, salas, saídas de água, drenagem, etc., o resultado provavelmente será uma bagunça estragada. Mas se fizermos um planejamento adequado, analisarmos nossos requisitos, prepararmos um esquema de estrutura, planejarmos nossas finanças, etc., então o resultado definitivamente será bom.
Então, aqui podemos relacionar essa coisa, pré-planejamento com conceitos e práticas de engenharia de software. Se os seguirmos corretamente, o software será o mais eficiente, concluído em um período de tempo mínimo, atendendo ao objetivo exato para o qual foi necessário e tudo.
No início, para programas menores, seguir conceitos de Engenharia de Software parece inútil para novos programadores, mas ainda assim é uma boa prática manter conceitos de Engenharia de Software adequados, não apenas ajudará a desenvolver um hábito para o mesmo, mas também ajudará a muito enquanto trabalhava em aplicações maiores mais tarde em suas carreiras.
Aprender apenas Linguagens de Computadores não ajudará você a criar / desenvolver aplicativos ou Software. A engenharia de software incluiria os conceitos, modelos que podem ser seguidos para facilitar o desenvolvimento de software.